A fisioterapia manipulativa ou terapia manual ortopédica é uma área de especialização da fisioterapia que lida com manejo de condições neuro musculo esquelética, embasada no raciocínio clinico, usando abordagem de tratamento especifica, que vai de técnicas manuais e exercícios terapêuticos. A fisioterapia manipulativa não apresenta uma resolução especifica no COFFITO( conselho federal de fisioterapia e terapia ocupacional), esta normatizado a OSTEOPATIA E QUIROPRAXIA.
Recebe influência de várias linhas de pensamentos originados da própria fisioterapia convencional, porém incentiva o fisioterapeuta a desenvolver um raciocínio mais clinico baseado em evidências cientificas. Exerce um enfoque na terapia manipulativa articular integrada com equilíbrio muscular. O foco é no corpo como um todo, apresenta procedimentos de manipulações com Thrust(movimentos rápidos de baixa amplitude e alta velocidade), técnicas de mobilizações articulares e musculares. Se preocupa em promover a liberação do movimento e restaurar o equilíbrio articular, neurológico e muscular.
Visa o diagnóstico funcional, detectando as áreas de maior e menor movimento( que chamamos de áreas de hipermobilidade e hipomobilidade), essas são as regiões instáveis que focamos em trabalhar e equilibrar.
A manipulação vertebral começou a estar presente na fisioterapia no principio do século XX na Inglaterra. Antigamente( séc. XVIII) a terapia manual era praticada por leigos, dando um certo descredito a técnica. Hoje lutamos para que a terapia manual, principalmente as com manipulações articulares, sejam exercidas por profissionais com formação em fisioterapia.
Osteopatia faz parte da FISIOTERAPIA MANIPULATIVA, pois também é uma ciência que enfatiza a integridade da estrutura do corpo, onde o tratamento baseia se nas condições anormais do organismo, essas condições podem estar alteradas na mobilidade articular ou tissular total.
É um sistema de cuidados com a saúde que reconhece que a autocura depende de vários fatores como : nutrição adequada, integridade estrutural normal do corpo, hábitos de vida e outros.
Da ênfase a importância da mecânica do corpo e utiliza técnicas manuais para detectar e corrigir estruturas em desequilíbrio.
Quiropraxia recebe uma grande influencia americana, foco principal é no "complexo de subluxação" e desenvolve procedimento manipulativos mais específicos como o Thrust para "correção" dessa subluxações.
Como a fisioterapia manipulativa é a soma dessas técnicas, focamos muito no raciocínio clinico.
Costumo dizer que : o fisioterapeuta que trabalha com a fisioterapia manipulativa, conhece a maioria das técnicas manuais, pega o melhor de cada uma e personaliza o tratamento para seu paciente.
QUER SABER MAIS? Seja você paciente ou fisioterapeuta, fico a disposição para conversarmos melhor sobre o assunto. CONHECIMENTO nunca é demais. Entre em contato pelo nosso whatsapp: 67 99250 9756